domingo, 27 de setembro de 2015

Oficina de Introdução à Aquarela no Espaço Viver a Vida, em Cotia, SP

Este ano levei uma proposta ao Fundo Social de Solidariedade, em Cotia. A de realizar, voluntariamente, seis encontros de oficinas de aquarela, aos idosos da região.
Segue um pouquinho do projeto, que teve início em agosto e termina esta semana, com a exposição de trabalhos realizados, na quarta-feira, durante as comemorações da Semana do Idoso. Muito feliz em ter realizado!!!

O meu obrigada a todos que acreditaram e contribuíram para a sua realização: Marilice, responsável pelo Espaço Viver a Vida, Sônia Maria Camargo Gregorio, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudineia Magalhães, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cotia; e a Miriam e  Ronaldo Dimitrow, da Pintar Materiais Artísticos, pela doação de tintas e papéis de aquarela.


 Marilice, responsável pelo Espaço Viver a Vida, eu - Lílian Arbex, Sônia Maria Camargo Gregorio, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudineia Magalhães, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cotia



















http://www.cotiatododia.com.br/espaco-viver-a-vida-testa-projeto-aquarela-para-idosos/


O Espaço de Convivência “Viver a Vida”, que atende pessoas com idade acima de 60 anos e realiza atividades gratuitas, incentiva o projeto “Aquarela” que está dando oportunidade para 20 idosos participarem de 6 encontros nos quais aprendem ou aprimoram técnicas de pintura.  A iniciativa é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


Lilian Arbex é voluntária e responsável pelas aulas, que tiveram início com uma instrução específica sobre a teoria das cores e as técnicas de pintura, utilizando, inclusive, folhas secas de árvores como um dos recursos. “A aquarela é uma técnica de pintura que serve não só para produzir obra de arte, mas também proporciona um momento de relaxamento”, define Lilian.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os participantes estão no 5º encontro e, segundo a professora Lilian, o que mais chama a atenção é a vontade que todos demonstram de aprender, produzir e inclusive de realizar as lições de casa.
Arbex salienta que após o término das aulas os idosos podem dar continuidade às pinturas em casa. “A aquarela é uma técnica solúvel em água, apresenta baixo índice de toxicidade e, exatamente por apresentar estas características, é indicada para crianças e idosos. Aqui foi o pontapé inicial”.
Para a aluna Soeli Sonette, as aulas representam um momento de grande satisfação e prazer. “Sinto uma grande satisfação de participar das aulas. É muito prazeroso. Sempre tive facilidade para desenhar mas nunca tive condições financeiras para fazer nenhum curso. Aqui, temos essa possibilidade com uma professora que é uma verdadeira artista e nos ensina que, através de uma atividade relaxante, é possível aprender técnicas novas e realizar trabalhos que nos dão orgulho. Podemos nos desenvolver, também, como seres humanos porque podemos fazer amizades e compartilhar nossas experiências, enquanto estamos aprendendo”, disse ela.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Participam do projeto: idosos de Caucaia do Alto, Jardim Japão, Rejuvenescer e Viver a Vida. A iniciativa também conta com o patrocínio da empresa Pintar Materiais Artísticos.
O Espaço Viver a Vida está situado à Rua Senador Feijó, 110, Centro – Cotia, com uma grade de atividades voltadas à população com idade igual ou superior a 60 anos.

Nenhum comentário: